Endodontia


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA 
Credenciado pelo MEC - Reconhecido pelo C.F.O.


Coordenador:
Prof. Dr. Alexandre Capelli

Equipe:
Prof. Ms. Bruno M. Crozeta
Prof. Ms. Murilo Priori Alcalde

Início:
em andamento 

Duração:
24 meses

Carga horária:
1.015 horas/aula

Periodicidade:

Mensal


Objetivo:
O Curso de Especialização em Endodontia visa oferecer, aos cirurgiões-dentistas clínicos, um aprimoramento técnico-científico na área de endodontia, tornando-os aptos a atuarem como especialistas capacitados para elaboração de diagnósticos precisos, tratamentos e retratamentos endodônticos, além de possíveis complicações, que atendam aos padrões de alta qualidade técnica e tecnológica (microscopia operatória, instrumentação mecanizada, obturação termoplastificada, ultrassom, localizador foraminal e tomografia computadorizada cone beam - tccb) de uma casuística diversificada, incluindo-se os casos considerados mais complexos no âmbito desta especialidade clínica.

Programa:

O objetivo do curso é formar um especialista preparado para lidar de forma rápida, prática e com alta qualidade com todas as situações da terapia endodôntica, com enfoque nos recursos tecnológicos mais avançados mantendo-se acessível à realidade socio-econômica.

Metodologia:

O curso desenvolve-se com aulas teórico-expositivas, privilegiando a abordagem multidisciplinar dos temas. Em todas as disciplinas são realizadas atividades práticas em laboratório, clínica e em campo e, quando possível, análise de casos para ilustrar os temas de estudo. O grande diferencial da apcd/iesp que tem impulsionado seu crescimento é a ênfase às atividades práticas inseridas nos projetos pedagógicos dos cursos. Facilitadoras do aprendizado da teoria em sala de aula, as atividades complementares possibilitam o aprimoramento dos alunos e seu contato com a realidade profissional. Portanto, para todos os cursos de especialização, de acordo com suas especificidades, incentivam-se as atividades de estágios; atividades extraclasses e extramuros; atividades nos laboratórios e núcleos. Participação em eventos científicos; desenvolvimento e/ou participação em programas e projetos de cunho científico/cultural/social.

Área de Concentração
Anatomia Dental e Cirurgia De Acesso
Patologia e Diagnóstico das Alterações Pulpares e Periapicais
Bases Fundamentais e Procedimentos Clínicos
Retratamento Endodôntico
Recursos, Tratamentos E Procedimentos Complementares
Tratamentos Dos Acidentes Endodônticos
Urgências Endodônticas Dos Processos Agudos Pulpares, Periapicais e Traumatismos Dentais
Clínica Endodôntica

Área Conexa
Embriologia e Histo-Fisiologia Dental eTecidos Periodontais
Patologia das Alterações Pulpares e Periapicais
Microbiologia Oral e da Cavidade Pulpar
Anatomia
Farmacologia
Radiologia Odontologica e Imaginologia
Anestesiologia
Emergência Médica em Odontologia

Disciplinas Obrigatórias
Bioética
Metodologia do Trabalho Científico
Ética e Legislação Odontológica


Informação:
APCD-São Carlos
Fone (16) 3372.1314
www.apcd-saocarlos.org.br
e-mail: secretaria@apcd-saocarlos.org.br


Voltar